28/03/2011 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Coleta seletiva – apenas 1% do lixo é recolhido no Rio

Até maio, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) deve ser inaugurada em Seropédica, na Baixada Fluminense, que vai passar a receber praticamente todo o lixo produzido no Rio de Janeiro. A chamada CTR é considerada moderna e eficiente, mas não resolve um problema antigo: o baixíssimo percentual de lixo que é reciclado.

A coleta seletiva recolhe apenas 1% do lixo do Rio. O percentual da cidade não é muito diferente do que é coletado em Belo Horizonte (1,2%) e em São Paulo (1,6%). Já em Goiânia, 9% do lixo vão para reciclagem. Enquanto que em Curitiba, a coleta já chega a 23% do lixo da cidade.

No Rio, a coleta seletiva passa uma vez por semana em alguns bairros, recolhendo material reciclável. Mas ela ainda é tão restrita que os catadores de recicláveis que trabalham no Aterro de Gramacho recolhem mais do que a prefeitura: mais de 200 toneladas por dia.

No entanto, com o fechamento do aterro, programado para o começo de 2012, essa separação vai acabar. Na nova Central de Tratamento de Resíduos não será permitido o trabalho de catadores, mas também não vai ter nenhum tipo de separação de material. O que chegar ao local será aterrado.

Para não diminuir o que já é pouco, a prefeitura pretende iniciar ainda essa semana um projeto de aumento da coleta seletiva. Com dinheiro do BNDES, a intenção é construir seis barracões de separação na cidade.

Conforme o Aterro de Gramacho for sendo desativado, a ideia é que se vá aumentado a coleta de recicláveis nas ruas.

“A nossa meta é que num período máximo de três anos a gente multiplique por cinco o que está fazendo hoje. É um programa pioneiro no Brasil, que visa elevar a qualidade da nossa coleta seletiva, que é muito baixa”, disse o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.

Para José Roberto Giosa, diretor de uma empresa de reciclagem que trabalha há 20 anos no setor, a desativação de Gramacho é uma excelente oportunidade para melhorar a coleta seletiva na cidade.

“Reciclagem é uma atividade que traz uma inclusão social pelo aumento de renda e emprego, traz benefícios ambientais muito fortes. A indústria está pronta para absorver toda a quantidade de material reciclado que for gerado”, avaliou o especialista em reciclagem.

Fonte: G1

 

 




Os comentários estão encerrados.