17/04/2012 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Diretor-Executivo do PNUMA visita o Instituto Doe Seu Lixo

Denise Hamú, representante do PNUMA no Brasil e o Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner, acompanhados de Isabel Fillardis e do Secretário-Geral do Instituo Doe Seu Lixo, Julio Cesar Santos, em visita a Usina de Triagem e Reciclagem do Instituto Doe Seu Lixo.

Durante rápida passagem pelo Brasil, Achim Steiner, o Diretor-Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), aproveitou para conhecer o Instituto Doe Seu Lixo e seu programa de gestão de resíduos, que tem como objetivo gerar emprego e renda para a população carente a partir da coleta seletiva. Um exemplo prático de que a Economia Verde é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza.

Em parceria com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Socitex Cooperativa, o Instituto busca a eficiência administrativa, financeira e operacional da reciclagem, e proporciona melhores condições de trabalho e maior renda para seus cooperados.

O Instituto Doe Seu Lixo desenvolveu metodologias de gestão para todo o processo produtivo da cooperativa, investiu em alta tecnologia, como no sistema de rastreamento, via satélite, dos resíduos coletados, e na capacitação de todos os catadores envolvidos no processo, o que tornou a Socitex pioneira em eficiência e participação em logística reversa no estado do Rio de Janeiro.

O Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner, e a Representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, foram recebidos pelos idealizadores do projeto, o Secretário-Geral do Instituto Doe Seu Lixo, Julio Cesar Santos, a fundadora e atriz, Isabel Fillardis, e pelo presidente da Socitex Cooperativa, Antônio Borges.

Steiner visitou a primeira Usina de Triagem e Reciclagem do Rio de Janeiro (UTR-RJ), um centro de excelência em triagem de resíduos sólidos recicláveis operado pela Socitex e com co-gestão do Instituto. “É um retrato da transição para a Economia Verde, que envolve e inclui toda a sociedade. Um exemplo prático de que é possível conciliar desenvolvimento, geração de empregos, aumento de renda e da qualidade de vida, com a redução de impactos ambientais”, declarou Steiner.

O trabalho do Instituto Doe Seu Lixo foi reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e pela UNESCO. Sua fundadora, a atriz Isabel Fillardis, foi indicada para fazer parte do conselho do Instituto Coca-Cola Brasil — uma das maiores incentivadoras dessas cooperativas — por meio do projeto de Sustentabilidade Reciclou, Ganhou.

Segundo Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, “nosso apoio à Socitex, uma das mais de 200 cooperativas de reciclagem apoiadas pela Coca-Cola Brasil, contribui para o fortalecimento e valorização do setor. Com essa iniciativa, mostramos que inclusão social e evolução ambiental podem caminhar juntas. Nossa ambição é chegar a um mundo em que toda a sociedade veja a embalagem pós-consumo não como lixo, mas como um insumo precioso para o futuro”.

Os representantes do Doe Seu Lixo contaram à delegação do PNUMA que farão toda a gestão de resíduos da Conferência Rio+20, e expressaram que esperam que este tenha sido o primeiro de muitos encontros e que o PNUMA possa levar o trabalho que eles fazem como exemplo para outras regiões do mundo.

Fonte: Pnuma Brasil




2 respostas a Diretor-Executivo do PNUMA visita o Instituto Doe Seu Lixo

  1. Anderson Mello disse:

    Eu como cidadão tenho só agradecer o exelente trabalho realizado pela ONG DOE SEU LIXO, juntamente com Instituto COCA-COLA BRASIL e SOCITEX. Que seja só o inicio para uma nova era de concientização mundial.

  2. Desiree disse:

    Buenos dedas a todos, me parecen muy ieasrentntes los proyectos ya que tienen gran impacto en el medio ambiente y ace1 en Me9xico existen todaveda muchos huecos en las normas y reglamentaciones al respecto. Me gustareda saber si existe la posibilidad desarrollar este tipo de proyectos en la regif3n norte de Me9xico que es donde me encuentro y de ser posible con quie9n nos tenemos que comunicar para platicar al respecto?. Les comento que actualmente tenemos un programa de acopio y confinamiento de pilas en la ciudad de Chihuahua, Chihuahua y nos gustareda ver la posibilidad de desarrollar un programa similar para le1mparas que contengan mercurio bfcreen que9 exista algfan programa de apoyo para este fin?Saludos y que tengan un excelente deda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>