28/03/2014 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

ONG lança projeto que propõe novo conceito de praça aos cariocas

A ONG Onda Carioca lança amanhã (29/03) o projeto Praça do Futuro. A iniciativa tem por objetivo revitalizar praças cariocas localizadas próximas às comunidades e aproveitar o espaço para desenvolver experiências educacionais com foco voltado para o desenvolvimento sustentável das mesmas.

Segundo a ONG, as praças podem ser mais do que um espaço público bem cuidado, com um paisagismo bonito e equipamentos para recreação, elas podem ser um espaço orgânico, funcionando como ferramenta de recuperação de ambientes degradados, além de dar suporte a populações em situação de vulnerabilidade social.

O projeto prevê, ainda, espaços para biblioteca comunitária, slackline, oficinas, academia de ginástica, parque infantil, pista de skate etc. No entanto, a ideia é que as intervenções não descaracterizem o espaço.

A primeira Praça do Futuro já está sendo implantada no Canal das Tachas, região popularmente conhecida como Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes. Neste mesmo local, a ONG montou uma base para desenvolver 6suas atividades propostas.

 “Em parceria com a Prefeitura do Rio, adotamos a praça Eurico Alencastro Massot e já montamos no local nossa base para iniciarmos o processo de revitalização do espaço. Temos uma equipe multidisciplinar composta por arquiteto, assistentes sociais, psicóloga, jornalista, advogado, cientista político etc para pensar e executar as muitas frentes do projeto”, explica Júlio César G. R. da Costa, fundador e idealizador da iniciativa.

 O novo projeto arquitetônico da praça, assim como a criação de toda identidade visual do empreendimento já estão prontos. A agência nNova/SB foi a responsável pela logomarca desenvolvida para a Praça do Futuro.

 “O projeto tem muitos desafios. A começar pela mudança do conceito. Propomos um modelo com foco na gestão e que seja autossustentável, tenha significativo impacto social e seja replicado em outras praças em favelas”, conclui Júlio César.

 Fonte: Onda Carioca (Imagem:Guilherme Leporace)




Os comentários estão encerrados.