31/10/2012 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Projeto de coleta seletiva e reciclagem é inaugurado em Cuiabá

Foi lançado nesta terça-feira (30) o projeto Cuiabá Recicla, feito em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Coca-Cola, Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis), Instituto Doe seu Lixo (RJ), Grupo Renosa e Centro de Referência Valorizando Vidas.

O projeto é uma iniciativa no processo de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, por permitir a redução do volume de lixo para a disposição final no aterro sanitário de Cuiabá.

A primeira central de reciclagem de Cuiabá iniciará suas atividades no bairro CPA I. A meta é que, neste primeiro bairro, aproximadamente 380 residências recebam a visita das equipes do “Cuiabá Recicla”.

De acordo com o fiscal de limpeza e biólogo da SMSU (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), Tony Churing, a usina de reciclagem tem a capacidade de realizar a triagem de duas mil toneladas por dia de resíduos sólidos.

Nesta terça-feira também foi inaugurada a Usina de Reciclagem de Triagem (UTR), localizada na avenida Principal no bairro Jardim Umuarama A usina foi criada nos mesmos moldes da UTR-RJ, operada pela cooperativa Socitex com o apoio do Instituto Doe Seu Lixo, no Rio de Janeiro.

Objetivos

O Cuiabá Recicla faz parte do programa Valorizando Vidas, criado pela primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo.

Alguns dos objetivos são melhorar a qualidade ambiental e de saúde pública, favorecer a inclusão social e econômica dos catadores e reduzir a quantidade de resíduos sólidos encaminhados ao aterro sanitário.

Vulnerabilidade social

O projeto Cuiabá Recicla beneficiará famílias em situação de vulnerabilidade social, além de ser uma ferramenta importante no processo de educação ambiental, já que pretende sensibilizar a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Para o secretário Andelson Gil do Amaral, da SMSU, o Cuiabá Recicla será o maior programa ambiental que a capital já teve. Além dos benefícios que os trabalhos trarão para a sociedade cuiabana, os cooperados receberão, também, acompanhamento assistencial e psicológico, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Alcance do projeto

O projeto percorrerá as avenidas Brasil, Pernambuco, Senador Jonas Pinheiro e Coxipó Mirim, e ruas Pará, Profª Alice Freire, Bahia, Prof° Amaro de Figueiredo, 11, SD, Amapá, 10, 21 e Hortências.




Uma resposta a Projeto de coleta seletiva e reciclagem é inaugurado em Cuiabá

  1. leomar disse:

    Tem muito lixo pra ser reciclado. A central de triagem tem capacidade de triagem de duas mil toneladas dia ( 200 caminhões de 10 ton/dia) deve gerar muitos empregos e uma boa renda para os organizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>