04/07/2011 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Projeto incentiva coleta seletiva do lixo no IFPA

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), só no ano passado o Brasil produziu cerca de 195 mil toneladas de resíduo sólido por dia. O destino desse lixo é um dos grandes problemas que o mundo enfrenta, pois os lixões e os aterros poluem os lençóis freáticos, além de atrair animais que transmitem doenças para as comunidades em torno dos depósitos de lixo. A incineração também não representa uma solução viável, já que libera dióxido de carbono (CO2) em grande quantidade e agride a camada de ozônio.

Pensando em uma alternativa sustentável, que não prejudicasse o meio ambiente, e aliasse educação a desenvolvimento, a turma de Tecnólogo em Saneamento Ambiental de 2011 e o professor Maurício Camargo, ambos do IFPA, criaram o Projeto Reciclar, que pretende conscientizar a comunidade do instituto e das redondezas e implantar um sistema de coleta seletiva visando o reaproveitamento do lixo.

O projeto é uma sugestão da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada em dezembro de 2010, que prevê a extinção dos lixões até 2014, e a Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que prevê multa para quem não separar devidamente os resíduos.

Os alunos do projeto criaram dez dicas que podem ajudar a conscientizar para a causa ambiental. “São uma forma de contribuir para a preservação do meio ambiente, diminuir a utilização de recursos naturais, além de auxiliar na economia de materiais de escritório, por exemplo”, conta Rafael Sodré, aluno do IFPA e participante do projeto. As dicas são simples e podem transformar o atual cenário ambiental. Além disso, elas podem ser aplicadas em qualquer lugar.

A equipe do projeto está colando cartazes pelo Instituto Federal do Pará, entregando panfletos, ambos em papéis reciclados, divulgando as dicas de sustentabilidades aos servidores, visitantes e alunos. Segundo Rafael, o primeiro passo é conscientizar a comunidade do IFPA Campus Belém e da Reitoria e, simultaneamente, a comunidade do entorno. “Depois vamos implantar as lixeiras de coleta seletiva”, conta.

Enquanto acontece a campanha de conscientização, outros alunos da turma de Técnico em Design de Interiores, do IFPA, que também fazem parte do projeto, trabalham desenvolvendo o layout das lixeiras para a coleta seletiva.

Segundo o Rafael, os resultados serão percebidos a longo prazo, por isso é importante que a mobilização seja imediata. Depois da conscientização, a próxima etapa é a implantação de lixeiras de coleta seletiva, de dois tipo, lixo de escritório e lixo orgânico.

O material coletado será encaminhado para projetos de outras turmas, que vão desenvolver oficinas de reaproveitamento e reciclagem do lixo, voltadas para os alunos e à comunidade vizinha ao Campus Belém. Depois de reciclados, os materiais voltam a ser utilizados no IFPA, na forma de outros objetos. No caso das garrafas pet, quem faz o reaproveitamento é a turma do Projeto Oikos, do IFPA Campus Belém. As latinhas de alumínio são enviadas à turma de metalurgia. Assim, cada área contribui para preservação do ambiente.

Rafael Sodré, que participa do Projeto Reciclar, justifica a importância da mobilização: “Nós podemos observar no dia a dia uma série de problemas, como as encostas e a proliferação de doenças, que são ocasionadas pelo destino indevido do lixo. E nós somos os responsáveis por tudo isso. Então, esse projeto vem colaborar com a preservação do meio ambiente e auxiliar no bem-estar das pessoas”, esclarece.

O Projeto, que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), conta com seis alunos e está em atividade desde abril de 2011. E o IFPA contribui aliando educação, ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Fonte: Comunicação IFPA




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>