30/10/2012 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Rocinha ganha posto de coleta de óleo vegetal

O Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove), da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que recicla óleo de cozinha usado em todo o estado, ganhou mais um ponto de coleta. Localizado na Rocinha, o ecoponto faz parte do projeto Light Recicla, que também recolhe óleo usado na comunidade de Dona Marta. O programa recolhe mensalmente, em média, 400 mil litros de óleo e, no ano passado, o total recolhido chegou a 5,5 milhões de litros.

O trabalho de recolhimento, feito através de 45 cooperativas filiadas ao programa, mobiliza, segundo estimativas, cerca de 400 trabalhadores. O óleo vegetal é reutilizado na produção de sabão e em fontes alternativas de energia, como o biodiesel. Além da geração de emprego e renda, o programa evita que o óleo comprometa as tubulações de edifícios e redes de tratamento de esgotos e aumente a poluição e a degradação ambiental em rios e lagoas.

O Prove vem estabelecendo parcerias com a iniciativa privada e instituições para apoiar a instalação de ecopontos. Além da Light, a Ampla e o Tribunal de Justiça do Estado também participam do programa. Para mais informações sobre a retirada de óleo de estabelecimentos comerciais ou condomínios, os interessados devem entrar em contato através dos telefones (21) 2334-5902 ou (21) 2223-2664, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou através do e-mail prove@ambiente.rj.gov.br.

Fonte: Inea




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>