Prezado(a) parceiro(a),

Por razões operacionais, o Instituto Doe Seu Lixo não poderá mais continuar com a coleta seletiva em endereços de pessoas físicas. Informamos que as coletas em residências serão encerradas a partir do dia 22 de março de 2013.

Continuamos aceitando doações de materiais recicláveis entregues em nossa sede ou por meio dos pontos de entrega voluntária (PEVs), onde você poderá doar seu lixo para a cooperativa Socitex, nossa parceira, ou para outras cooperativas de catadores de materiais recicláveis apoiadas por nós.

A coleta seletiva para pessoas jurídicas permanece. Clique aqui e saiba como contratar nosso serviço de coleta seletiva, além das operações de gestão de resíduos em eventos e palestras em Instituições ou na sede da Usina de Triagem de Resíduos Recicláveis do Rio de Janeiro (UTR-RJ).

Agradecemos desde já a parceria e o seu empenho em nos ajudar a diminuir os impactos ambientais e gerar emprego e renda para inúmeras pessoas que antes se encontravam à margem da sociedade.

Para conhecer o ponto de entrega voluntáira mais próximo de sua casa acesse o site Rota da Reciclagem: http://www.rotadareciclagem.com.br/index.html .

Idealizado pela Tetra Pak, o site mostra de forma didática como qualquer pessoa interessada pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida e de outors materiais recicláveis.

Também informa onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega voluntária (PEV) que recebem os recicláveis.

Conheça os ícones do mapa da Rota da Reciclagem

Você – Mostra a localização do endereço digitado para busca.

P EV - (Ponto de Entrega Voluntária) São os locais que recebem embalagens longa vida (entre outros materiais) para serem enviados à reciclagem. É o primeiro passo do processo, onde o material doméstico (pouco volume) geralmente é entregue. Boa parte das cidades já conta com estes postos, onde as pessoas podem depositar diretamente o material que separaram em casa.

Cooperativas - Iniciativas sociais que trabalham com a coleta e triagem do mate rial reciclável (inclusive embalagem longa vida) para beneficiamento e envio aos recicladores. A maior parte do material coletado vem do trabalho dos catadores coop erados ou dos pro gramas de coleta seletiva municipais.

Comércios – Locais que compram material longa vida (e outros materiais recicláveis) para beneficiamento e envio aos recicladores. Eles adquirem o material, geralmente em grande quantidade, principalmente das cooperativas. Após a fase da coleta, as embalagens longa vida, já enfardadas, são enviadas às empresas recicladoras, que vão se encarregar de separar os elementos que compõem as embalagens e transformá-los em matéria-prima para uma série de aplicações.

Estações de Reciclagem Extra e Pão de Açúcar

Também disponibilizamos uma lista com os PEVs dos Supermercados Extra e Pão de Açúcar, parceiros do Instituto Doe Seu Lixo e que também fazem parte da Rota da Reciclagem. Clique na imagem para ampliar.