Fundado no ano de 2003 pela atriz Isabel Fillardis e por seu marido, o gestor ambiental, Julio Cesar Santos, o Instituto procura conciliar desenvolvimento, geração de empregos, aumento de renda e da qualidade de vida com a redução de impactos ambientais, ao buscar soluções para o grande problema da gestão e destinação inadequada dos resíduos sólidos, trabalhando pela inclusão das cooperativas de catadores de materiais recicláveis na logística reversa e fazendo da reciclagem um negócio sustentável.

Em parceria com a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Socitex, o Instituto busca a eficiência administrativa, financeira e operacional da reciclagem, e proporciona melhores condições de trabalho e maior renda para seus cooperados.

Foram desenvolvidas metodologias de gestão para todo o processo produtivo da cooperativa, além do investimento em alta tecnologia, como no sistema de rastreamento, via satélite, dos resíduos coletados, e na capacitação de todos os catadores envolvidos no processo, o que tornou a Socitex pioneira em eficiência e participação em logística reversa no estado do Rio de Janeiro.

Um exemplo desse pioneirismo foi a inauguração, em março de 2012, da Usina de Triagem e Reciclagem do Estado do Rio de Janeiro (UTR-RJ), um centro de excelência em triagem de resíduos sólidos recicláveis urbanos que tem como finalidade criar melhores condições e eficiência do trabalho do catador. Localizada no bairro carioca do Santo Cristo, a UTR-RJ é operada pela Socitex Cooperativa e tem como cogestor o Instituto Doe Seu Lixo. Em julho nossa capacidade de produção atingiu 200 toneladas. Nossa expectativa é de que, dentro de um ano, a produção passe para 400 toneladas/mês. A capacidade máxima da Usina é de 600 toneladas/mês.

Missão

Reduzir os impactos ambientais provocados pelo descarte dos resíduos realizado de maneira incorreta, estimulando a conscientização cidadã no que diz respeito à temática lixo, cidadania e sustentabilidade. Promover uma mudança de comportamento na sociedade por meio da coleta seletiva em busca do desenvolvimento sustentável nacional, contribuindo com o aumento da dignidade e qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Visão

Ser uma instituição de referência no Brasil por desenvolver um sistema de coleta e destinação adequada dos resíduos recicláveis, auxiliando a implementação da Política
Nacional de Resíduos Sólidos ao contribuir com nossa tecnologia para a logística reversa, promovendo o desenvolvimento sustentável nacional.

Valores

1. Promover a dignidade e qualidade de vida dos profissionais de reciclagem;

2. Desenvolver suas ações de forma ética e em respeito ao ser humano;

3. Buscar a sustentabilidade e a melhoria contínua.

4. Atuar com responsabilidade social, tendo como foco a preservação e conservação do meio ambiente;

5. Promover a saúde e a segurança em todas as suas ações;

6. Contribuir com o desenvolvimento pessoal de todos os seus profissionais e parceiros.