10/06/2014 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Créditos de Logística Reversa da BVRio

Os Créditos de Logística Reversa (CLRs) de embalagens são emitidos e vendidos pelas cooperativas de catadores que efetivamente coletam e restituem os resíduos sólidos recicláveis ao sistema produtivo. A venda de CLRs não interfere com a venda do material reciclável físico. O material triado é vendido pelas cooperativas de catadores para empresas recicladores (ou intermediários). Os CLRs, por sua vez, representam o serviço ambiental relacionado à coleta, triagem e devolução do material ao setor industrial para a sua reinserção no ciclo produtivo. Ou seja, o serviço de logística reversa.

O serviço de logística reversa é prestado pelas cooperativas de catadores em benefício das empresas que fabricam e/ou utilizam embalagens em seus produtos. A implementação da logística reversa é uma obrigação das empresas, conforme determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O sistema de Créditos de Logística Reversa foi criado pela BVRio, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, para que empresas de todo o país possam cumprir com a PNRS. Com a compra de Créditos de Logística Reversa,empresas remuneram o serviço de logística reversa prestado pelas cooperativas de catadores. Nesse sentido, o sistema de Créditos de Logística Reversa promove a inclusão produtiva e emancipação econômica dos catadores

Para emitir um crédito, a cooperativa deve demonstrar que efetivamente realizou o serviço de logística reversa. Desse modo, o processo de criação dos créditos envolve o registro de toda atividade de coleta, triagem e venda do material em um Sistema de Gestão Eletrônico, onde ficam documentadas a pesagem do material coletado assim com as notas fiscais de venda do material para as recicladoras. Os créditos são emitidos por tipo de material triado e vendido com nota fiscal.

As primeiras negociações de Créditos de Logística Reversa ocorreram em abril passado, com as compras realizadas pelo Grupo Boticário. No evento de lançamento do mercado de Créditos de Logística Reversa, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que considera a iniciativa “extremamente interessante e estratégica para concretizar a Política Nacional de Resíduos Sólidos”. O Grupo Boticário declarou que pretende adquirir créditos representativos da logística reversa de 1.200 toneladas de material reciclável. Outras empresas já demonstraram interesse em participar da bolsa. A empresa Piraquê também iniciou a compra de Créditos de Logística Reversa da BVRio, e as associações ANIB (de fabricantes de biscoitos) e ABIMA (de massas, pães e bolos) se manifestaram positivamente quanto à esse sistema.

Sobre a BVRio

A bolsa de valores ambientais BVRio é uma associação sem fins lucrativos formada para promover o uso de mecanismos de mercado que facilitem o cumprimento de leis ambientais brasileiras. Através da sua plataforma BVTrade, a BVRio apoia o desenvolvimento de mercados ambientais em todo o Brasil. A organização foi vencedora do Katerva Awards 2013, categoria Economia.

Saiba mais sobre os Créditos de Logística Reversa clicando aqui.




Os comentários estão encerrados.