20/12/2012 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Cruzada São Sebastião ganha ecoponto do Light Recicla

Nesta quarta-feira (19), a Cruzada de São Sebastião, no Leblon, ganhou um dos ecopontos do Projeto Light Recicla. Clientes da companhia moradores da Cruzada poderão trocar material reciclável, como garrafas Pet, latas, plástico, papelão, papel, vidro e óleo de cozinha, por descontos na conta de energia elétrica de sua residência, ou doação do crédito para 27 instituições cadastradas no projeto. A ação, iniciada em agosto de 2011, recebeu até agora mais de 560 toneladas de material reciclável, além de cerca de três mil litros de óleo, que seriam descartados sem o tratamento adequado.

De acordo com a gerente de Atendimento às Comunidades da Light, Fernanda Mayrink, a iniciativa da companhia tem a parceria da Prefeitura, por meio de diversas Secretarias como a Municipal de Meio Ambiente, entre outras, e tem como empresas madrinhas deste ecoponto, a Supergasbras e o Shopping Leblon. A Cruzada São Sebastião também será beneficiada com iniciativas do Programa Comunidade Eficiente, que realiza troca de geladeiras por novas, com selo Procel, e lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas.

“Os resultados mostram que o Projeto Light Recicla já gerou economia de energia equivalente ao consumo de 4,7 comunidades do Santa Marta em um mês, pela reciclagem dos materiais entregues pelos clientes. O foco da iniciativa é socioambiental: contribui com o meio ambiente e gera renda para famílias das comunidades”, diz Fernanda.

Para participar, basta o cliente da Light se dirigir ao ecoponto para fazer seu cadastro, apresentando a conta de energia para receber o cartão do cliente. Com ele, toda vez que levar material reciclável, ganha o correspondente ao peso, em desconto, que será repassado para a conta de energia. O Light Recicla conta com a parceria da 3E Engenharia, Coopama e Instituto Doe Seu Lixo.

O Projeto Light Recicla, que já beneficia moradores de comunidades como Santa Marta, Chapéu Mangueira, Babilônia, Chacará do Céu e Rocinha, acaba de receber o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2012, na categoria “Ações e Cases de Natureza Socioambiental”, por colaborar para o desenvolvimento sustentável e boas práticas de cidadania. Ainda este ano, as comunidades do Morro dos Cabritos e Tabajaras receberão o projeto. Em 2013, a ação terá continuidade no Pavão, Pavãozinho, Cantagalo e Vidigal.




Os comentários estão encerrados.