10/07/2013 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Rio de Janeiro debate resíduos sólidos em setembro

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário, Secretaria Municipal de Conservação e COMLURB, irá promover no dia 5 de setembro a Primeira Conferência de Meio Ambiente, cujo ponto central será a ampliação da coleta coletiva de lixo no município.

A Política Nacional e Municipal de Resíduos Sólidos irá nortear os trabalhos da conferência, que terá enfoque na ampliação da Coleta Seletiva na Cidade e a inclusão social de catadores de materiais recicláveis. O objetivo é debater prioritariamente a política de redução dos impactos ambientais, significativamente no que se refere às mudanças climáticas, o incentivo à produção e ao consumo sustentáveis, a geração de emprego, trabalho e renda e a educação ambiental.

PARTICIPAÇÃO

Todos os cidadãos cariocas e representantes do setor público e privado, tais como: ONGs, universidades, empresas e representações de catadores de materiais recicláveis, estão convidados a participar do evento.

CONFERÊNCIA NACIONAL – OBJETIVOS

-Divulgar e implementar a PNRS: Produção e consumo sustentável
-Redução de impostos ambientais
-Geração de trabalho e renda
-Educação Ambiental
-Contribuir para que os estados e municípios implementem a gestão de resíduos sólidos

CONFERÊNCIAS LIVRES

Em paralelo à Conferência Municipal poderão ser realizadas conferências livres explorando a temática da Conferência Nacional.

INSCRIÇÃO

As inscrições para participação da Comissão Organizadora da Conferência acontecem até o dia 12.07.13, conforme estabelecido na Resolução SMAC Nº 535, publicada no DO de 28.06.2013. A relação dos documentos necessários para inscrição consta da Resolução SMAC nº 532, publicada no DO de 22.05.2013.

PREPARATÓRIAS

A Primeira Conferência Municipal de Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro reunirá a sociedade organizada para preparar propostas do município e indicar delegados para a etapa estadual, que acontece de 13 e 15 de setembro também na cidade do Rio. Da etapa estadual sairão delegados para a nacional, em Brasília, de 24 e 27 de outubro.

As conferências planejadas e agendadas para ocorrer nas três esferas do país, têm o propósito de possibilitar a construção de um amplo fórum para discussão, avaliação e compartilhamento de responsabilidades e proposição de ações que aprimorem a política ambiental do Brasil.

http://conferenciameioambienterio.com.br/site/inscricao/




Os comentários estão encerrados.