10/10/2012 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Brasileiro recebe prêmio de Concurso Internacional de Pintura Infantil e Meio Ambiente

O brasileiro Waldir Tokuda, de 12 anos, foi um dos jovens artistas homenageados hoje em uma cerimônia especial para a entrega dos prêmios do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente, realizada no Palácio Itamaraty, na Cidade do Rio de Janeiro.

Crianças e jovens representantes de vários países receberam prêmios por seus trabalhos artísticos ambientais, que se destacaram entre mais de 630 mil outros trabalhos inscritos na competição anual, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) com apoio da Fundação da Paz Global e Meio Ambiente e das empresas Bayer e Nikon.

Entre os principais premiados na cerimônia está Ka Mun Leong, de 14 anos, da Malásia, que conquistou o segundo lugar mundial na competição por sua pintura multicolorida de um relógio dividido em dois — uma metade retratando poluição, incêndios e fábricas emitindo fumaça, a outra metade mostrando um rio limpo cercado por árvores e animais.

Ka Mun recebeu o prêmio no valor de US$ 1.000,00 e uma viagem para a Conferência Internacional TUNZA de Jovens pelo Meio Ambiente, que acontecerá em Dubai, em janeiro de 2013. A conferência Tunza é uma dos maiores encontros ambientais de jovens do mundo e é organizada pelo PNUMA.

A grande vencedora do prêmio global, a americana Diana Fan, de 13 anos, infelizmente não pôde comparecer à cerimônia de premiação. Diana ganhou por sua pintura de um pinguim entre imagens do fundo do oceano, florestas e turbinas eólicas.

Waldir Tokuda, morador de Teresópolis, município da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro recebeu o prêmio regional para a América Latina e Caribe. “Eu estou muito feliz porque não esperava ser o ganhador. As pessoas têm que preservar o meio ambiente para todo o mundo ter uma vida melhor e mais sustentável”.

O pai do estudante, Waldir Skiguehaw Tokuda, explicou que a tragédia climática que atingiu Teresópolis em 2011 teve influência na criação da pintura. “Parecia filme de terror [a tragédia na região serrana doRio], mas nós temos que ver a parte positiva e ajudar as pessoas, e é isso que eu passo para ele”.

Outros cinco vencedores regionais também foram premiados: Atthaphon Wirotrat, da Tailândia (Ásia-Pacífico), Cristina Iurie Durnea, da Moldávia (Europa), Michelle Hau Tung Lai, do Canadá (América do Norte) e Dariyush Jehangir Postwalla, do Bahrein (Oeste da Ásia). A campeã regional da África, Carolina Ferreira, de Cabo Verde, também não pôde vir ao Brasil para receber o prêmio.

Outras crianças de países de língua portuguesa também foram vencedoras, como Carolina Ferreira, de Cabo Verde, que apresentou o melhor desenho entre os competidores da África. O terceiro lugar da categoria global foi para a brasileira Giovanna Oda e o quinto para Catarina da Silva, de Moçambique.

Crianças de todo o mundo foram convidadas a enviar seus trabalhos artísticos sob o tema “Comunidades Verdes” para o concurso. Os desenhos submetidos ao concurso abordaram o tema com muita imaginação e sensibilidade, retratando desde humanos jogando sinuca sobre um mapa da Terra, até uma equipe de bichos que, como médicos e enfermeiros, operam um planeta doente.

“Da mudança do clima às espécies ameaçadas, esses jovens artistas retrataram, de forma criativa e inspiradora, os principais desafios ambientais enfrentados em suas próprias comunidades ou nas comunidades de seus colegas ao redor do mundo”, declarou o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

“Por meio desses trabalhos artísticos cheios de cores e vida, eles demonstraram a necessidade de construir “Comunidades Verdes” no planeta, onde pessoas são encorajadas a levar vidas mais sustentáveis, a usar recursos de forma mais eficiente e a cumprir seu papel de assegurar o desenvolvimento sustentável e inclusivo para todos”, acrescentou.

Para a coordenadora do Pnuma no Brasil, Denise Hamú, o concurso teve resultados importantes. “Este ano nós tivemos quase 700 mil inscritos no mundo. São 700 mil crianças que submeteram formalmente seus desenhos sobre o tema de economia verde e das comunidades verdes para o Pnuma, sem falar nas ações que as escolas, casas e famílias desenvolveram. O que a gente percebe é que podemos ter um enfoque da sustentabilidade trabalhado numa linguagem infantil e de adolescentes e com olhares das suas diferentes culturas”,

Participou também da cerimônia de premiação, a atriz Isabel Fillardis, fundadora do Instituto Doe Seu Lixo. “Iniciativas como essa são importantes para estimular a consciência ambiental em nossas crianças e adolescentes. Hoje são eles que ensinam aos pais sobre coleta seletiva, preservação das florestas, economia de energia, entre outra ações sustentáveis”, disse.

Os pais dos vencedores também compareceram à cerimônia de premiação, juntamente com representantes do governo, de escolas, de galerias de arte e museus locais. Antes da cerimônia de premiação, todos os convidados puderam visitar uma exposição de mais de 60 pinturas que ganharam destaque na última edição da competição.

Todos os vencedores regionais recebem US$1.000,00 e também participam da Conferência Tunza, em Dubai.

Sobre o Concurso

O Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente é o principal evento de arte e meio ambiente do PNUMA. Desde 1991, foram recebidos mais de três milhões de trabalhos de crianças de mais de 190 países.

A competição é organizada em parceria com a Fundação pela Paz Global e Meio Ambiente (FGPE), com sede no Japão, além da Bayer e da Nikon Corporation.

A procura pelos vencedores do 22º Concurso Internacional de Pintura Infantil, que terá como tema Água: De Onde Ela Vem?, já começou.

Qualquer jovem que tenha entre 6 e 14 anos de idade pode se inscrever na competição até o dia 13 de fevereiro de 2013. Todos os detalhes estão disponíveis no site: www.unep.org/tunza/children

O PNUMA aproveitou a oportunidade para revelar o tema da 23ª edição do concurso, que será lançado no próximo ano.

“O Brasil será sede de dois eventos esportivos grandiosos nos próximos anos: a Copa do Mundo da FIFA em 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016”, disse Nick Nutall, porta-voz do PNUMA, que tem liderado discussões sobre sustentabilidade com o governo do Brasil e os organizadores dos dois eventos esportivos.

“No intuito de incentivar a consciência global e ações de apoio às questões ambientais, aproveitando o sucesso desses dois eventos de massa, o tema do 23º Concurso Internacional de Pintura Infantil será focado na correlação entre Esportes e Meio ambiente”, acrescentou ele.

Uma galeria com as pinturas vencedoras do 21º Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre o Meio Ambiente está disponível em:

http://unep.org/tunza/children/21stcompetition.aspx

 Fonte: PNUMA | Portal EBC




Uma resposta a Brasileiro recebe prêmio de Concurso Internacional de Pintura Infantil e Meio Ambiente

  1. Olga Freitas disse:

    Educar é monitorar berçários de futuro; é cuidar da vida que há de ser!

    Parabéns à organização do concurso!

    Olga Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>