13/06/2011 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Central de resíduos no RJ vai beneficiar 100 catadores

A Caixa Econômica Federal vai financiar, com cerca de R$ 400 milhões, a Central de Tratamento de Resíduos Santa Rosa (CTR) de Seropédica, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O projeto prevê o encerramento dos lixões de Seropédica e Itaguaí e a implantação de um programa de assistência para cerca de 100 catadores da região.

As negociações para a concessão do financiamento estão em fase conclusiva, informou à Agência Brasil a gerente de Clientes e Negócios da Caixa, Denise Seabra.

A CTR de Seropédica começou a funcionar em abril deste ano. A unidade é uma concessão da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) à Ciclus, empresa responsável por sua operação. Além dos resíduos do Rio de Janeiro, a central receberá o lixo dos municípios de Itaguaí e Seropédica, transformando o biogás, que é um dos principais poluentes gerados pela decomposição do lixo, em ativo econômico.

Para fazer o monitoramento do empreendimento, a Caixa desenvolveu um conjunto de diretrizes sociais e ambientais que vai aplicar em todos os projetos de aterros sanitários e de crédito de carbono que financia. “Sob esse escopo, uma das questões que a gente tinha que desenvolver era o plano para os catadores”, explicou Seabra. Com isso, foi criado o Plano de Inserção Social de Catadores (Pisca), fruto de parceria com o Banco Mundial (Bird). A organização multilateral está transferindo a sua experiência de atuação no mercado de carbono à Caixa.

A Caixa está negociando com a Ciclus a comercialização dos créditos de carbono que forem gerados pela central de resíduos. Monitorado pela Caixa e pelo Bird, o projeto deverá ser replicado em outras regiões brasileiras.

Fonte: Agência Brasil




2 respostas a Central de resíduos no RJ vai beneficiar 100 catadores

  1. Alberto Queiroz disse:

    Ola! Eu tenho bastante interesse em investir nesse setor (reciclagem), porém eu gostaria de saber quais os orgãos (Governo, BB,CEF, Petrobras, FIRJAN etc)dão algum tipo de incentivo, por exemplo: facilidade em abrir a empresa, incentivos fiscais, maquinário* (*prensa,balança etc).

    Estarei aguardando uma resposta!

    Grato pela atenção.
    Alberto Queiroz

  2. william martins disse:

    Csros amigos , no dia 30 de julho /sábado , estarei lançando na COMUNIDADE DE MANGUINHOS O PROJETO GUARDIÃO DO LIXO DE COLETA DE LIXO PORTA A PORTA , para incentivo ao tratamento do lixo , empregabilidade , diminuição da miseria e proteção do meio ambiente. torsam por mim ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>