21/09/2011 | por cleber

Categorias: Últimas Notícias

Dia da Árvore será comemorado com grandes atividades no Rio

A Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade do Rio, será o cenário de uma série de ações educativas e lúdicas para celebrar o Dia da Árvore, no próximo dia 21 e o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro.

Marcado por uma programação interativa na semana dos dias 21 a 25 de setembro, a “Semana do Carbono Zero” pretende promover a conscientização da população quanto à importância da preservação das árvores e uso consciente dos combustíveis fósseis, como, gasolina, díesel, etanol e o Gás Natural Veicular (GNV). O encontro está marcado para acontecer no Espaço Encontro das Águas, na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao parque do patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, com entrada gratuita.

A “Semana do Carbono Zero”, será composto por várias programações, dentre elas, exibição de vídeos sobre mobilidade urbana, jogos infantis, apresentações teatrais e distribuição de brindes. Entre as curiosidades do evento, estão a demonstração de um veículo elétrico em funcionamento, a partir de uma Estação de Medição Veicular, e a montagem de um quebra-cabeças com o desenho vencedor de um concurso realizado nas escolas públicas no Dia Mundial Sem Carro em 2010.

Outro destaque do evento será o “Programa de Educação Ambiental Rio Capital da Bicicleta”, em que técnicos da prefeitura vão desenvolver atividades de orientação para a valorização do uso do transporte alternativo através de jogos e ações como pintura e concerto de bicicletas. A inciciativa faz parte do programa de metas da prefeitura que visa reduzir em 8% as emissões dos gases do efeito estufa até 2012 e incentivar o uso da bicicleta, por meio da ampliação da rede cicloviária da cidade. A programação completa pode ser encontrada no site lagoalimpa.com.br .

Projeto esta sendo idealizado e patrocinado pelo Grupo do empresário Eike Batista, a EBX, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio. “Para nós é motivo de orgulho poder contribuir para a recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos principais cartões-postais da cidade”, afirma Paulo Monteiro, diretor de sustentabilidade do Grupo EBX.

Seguindo as comemorações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) vai plantar mudas de árvores nativas de Mata Atlântica (Jequitibá-açu, Pau-brasil, Ipê amarelo, Sibipiruna, entre outras) na Comunidade da Cachamorra, em Campo Grande. Este será o ponto de partida para o início do projeto de reflorestamento no Morro do Carapiá, em conjunto com a empresa CSA.

O local do plantio será na Rua Júlio José, s/número, depois do Haras, em Campo Grande, na Zona Oeste. Amanhã serão realizadas atividades educativas com os alunos da Escola Municipal Jonatas Serrano, na Rua Mário Larrúbia, 130.

Os alunos também participarão do plantio das mudas. Serão oferecidas oficinas desenvolvidas pelos Agentes Ambientais do Centro de Educação Ambiental da SMAC. Essa dinâmica visa a sensibilização da comunidade escolar e da população local sobre a importância do reflorestamento e do plantio de árvores.

O plantio de árvores é uma maneira eficaz de combater o aquecimento global, absorvendo os gases resultantes da queima de combustíveis fósseis, de equilibrar a temperatura terrestre, de aumentar a biodiversidade, de formar barreiras naturais que mudam a direção dos ventos, de filtrar a poeira e a fuligem, além de manter o solo firme, algo indispensável nas encostas, nas margens de rios e dos mananciais.

Fonte: SRZD/Sua Cidade




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>